quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Facinho, facinho!

Há um tempo, no fim do ano passado, quando preocupações como mestrado(s), especialização, formatura, exame de ordem, emprego(s), mudança não compunham a ordem do dia, e era possível dedicar meu tempo às coisas importantes da vida, me saiu este texto. Creio que é o melhor que já escrevi. Bons tempos aqueles? Que nada, agora é que é!

(Ah, estrupícios, comentem, comentem, comentem!)

RESPOSTAS SIMPLES PRAS COISAS COMPLICADAS DA VIDA:

- Ei, do que são feitas as nuvens?

- Ué, de algodão!

- E como elas se movem?

- Ai meu Deus! Assopra...

-E, e como elas não caem?

- Algodão doce é mais leve que o ar, ora.

- E a chuva?

- Que que tem a chuva?

- Assim, como ela acontece?

- É que as nuvens ficam úmidas, se chocam e chove... Simples

- E como os aviões passam no meio delas?

- Por quem?

- Pelas nuvens.

- É, desviando. Assiiiiiim, óóóóó. Isso é tão evidente!

- Tá, mas e quando eles passam por dentro delas?

- Uhmm?

- É, quando eles entram nas nuvens?

- O que???????

- Sim. Quando eles...

- E de onde tu tirou essa idéia. Isso nunca foi possível!

- Tá, e sobre Deus?

- Barbadinha, mas tu não vai entender, tô vendo tua cara de ateu...

- Fala aí, eu faço um esforço... E Deus?

- Gente boa!

- E Alá, e Jesus, e Maomé, e Buda, quem é o verdadeiro?

- Essa é simples. É tudo Deus. É como nas novelas da Globo. Sabe o Tarcísio Meira? O João Coragem, o ...., até naquela novelinha “A muralha” que ele era um doido da inquisição e nessa, Páginas da vida aí, muda o personagem, mas era sempre ele. É isso.

- Então, quer dizer que o Tarcísio Meira é Deus....??????????

- Não pô, não fala isso. Pô, nunca te disseram? É heresia!... Cara, Deus é a Gisele Bündchen.

- ÃHHH? Magrela assim?

- Viu? Eu disse que tu eras ateu...

-Tá, e sobre o inferno?

- Ah, essa é a mais fácil de todas. Assim, ó: Deus é bom. O inferno é ruim, então, o inferno é um lugar sem Deus. Então o inferno é um lugar sem a Gisa. Entendeu?

- Gisa?

- Gisa Bündchen. Captou???

- Ah!!

- Ei, espera aí. E quando a “Gisa” não existia, ãh? Antes de ela nascer?

- Ai meu santo! Escuta aqui, e tu nunca ouviu falar da Helena Ranaldi? Ela é anterior à Gisele!!!!

- Tá, mas e antes dessa?

- Dessa?! Sabe o que mais me irrita nos ateus? Eles não têm respeito. Pô, tu não pode falar da Helena Ranaldi dessa forma, afinal...

- Tá, ela é Deus, tô sabendo.

- Isso.

- Mas e antes, ou ela existiu sempre?

- Não, é claro que não, né. Tu nunca leu a Bíblia? Tá tudo lá! Livro de João...

- Nã..

- Tudo bem, no início, bem lá no princípio era o verbo, e o verbo era Deus, e o verbo estava com Deus. E depois, virou a Ângela Vieira, a Helena Ranaldi, e depois a Gisele Bündchen. Sacou?

- Ok, supondo que isso seja verdade, como vai ser agora, a Gisele Bündchen vai ser Deus pra sempre, e se não, quando é que ela vai deixar de ser?

- É, de fato...-

- Ah, agora eu quero ver, essa é complicada, toma!

- É, como eu ia dizendo antes de ser interrompido por um ateusinho feladaputa, essa é uma questão complexa, não tenho respostas, apenas, pistas...

- E...

- E essas pistas, bem elas levam a uma resposta simples, acompanha: como eu disse, no princípio era aquela coisa de o verbo, depois a Ângela Vieira, a Helena Ranaldi e agora a Gisa, tá acompanhando? Pois, bem, esse negócio de verbo não volta mais, sabe, então...

- Então tu tá me dizendo que vai voltar a ser essa, a tal de Ângela ou a... Ah, não faz cara feia, tá me desculpa, Helena Ra...

- Ranaldi, Helena Ranaldi, e não desculpo não, tu tem que saber que não se pode falar assim, mas tu entendeu o raciocínio, as pistas me levam a..

- A ela de novo?

- Sim e não. É ela, mas não ela exatamente...

- Claro, o clone dela. Não pode ser e não ser. Tu quer achar uma Deus e agora não sabe quem ela é. Tua teoria é furada como um... Do que tu tá rindo?

- De ti, criatura sem fé! Acha que a minha fé é furada porque não pode ser ela e não ser? Tão tenho que te apresentar uma pessoa que conheci na faculdade... Chama-se... É tu não ia entender. Chega por hoje.


Um comentário:

Unknown disse...

JÁ ESTAVA quase desitindo, mas ... eis que o deus da sensatez te mostrou a luz. E ela era ... morena.
p.s. adorei a referência a Angela Vieira, mas cuidado, jamais vão acreditar que o texto é teu, com referências assim ... tão, digamos, extemporâneas